Publicado em

MOLDURA

(Analisando o que a Bíblia tem a dizer sobre os temas da vida)
Quando pretendemos analisar as situações da vida, do cotidiano, sejam sociais, religiosas ou familiares, bom é partirmos da compreensão de que a História Humana é marcada por três realidades que são apresentadas como fundamento da experiência. A primeira é a Criação, que apresenta o Mundo Perfeito, em que cada elemento do relato está localizado de modo organizado e funcional, onde há harmonia e equilíbrios plenos, onde tudo é como é, sem disfunção alguma. A segunda é Queda, como nomeia a Teologia, aquele fenômeno da rebelião, da desobediência humana, que explica porque a vida não é como aquela narrada na Criação. A queda desconfigurou todas as realidades, as visíveis e as invisíveis. E a terceira é a Redenção, que inicia-se na manifestação histórica da Salvação, através de Cristo e se consuma na Eternidade, após o fim da História.
 
Utilizando este padrão podemos analisar todos os aspectos da organização dos homens na História, de sua relação com Dinheiro e o Trabalho; de sua estruturação familiar; de sua experiência sexual; de sua organização social e política; enfim. Como o Trabalho deve ser tratado? Vejamos como era na Criação, no que se tornou a partir da Queda e o como foi redimido (reconceituado) na Redenção, considerando que tudo é redimido em parte hoje e com a ação dos redimidos, até que seja plenamente na Eternidade. E por aí vai.
 
Sugiro que guarde esta Moldura das Realidades para suas análises e aplicações; e que assista o Vídeo completo de uma aplicação que realizei sobre a o Exercício da Liderança, especialmente no ambiente familiar:
 
 
©2016 Alexandre Robles
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *