Publicado em

FELIZ DIA DA MATERNIDADE

Homenagear as mulheres com o Dia das Mães é assumir que a elas cabe uma missão essencial à maternidade. E também afirmar que ser mulher e ser mãe são duas realidades. Nem todas as mulheres carregam o instinto para a maternidade.

A masculinização das afeições e do trato feminino pode estar diretamente ligado ao desapego da maternidade. Assim como a feminilização do masculino tem gerado no homem um desenvolvimento por traços de maternidade. Homens mais sensíveis e mulheres mais brutas tem marcado uma geração que está precisando reaprender a se organizar em gêneros.

As pessoas que ainda nutrem e desenvolvem o espírito de maternidade são responsáveis pela experiência fundamental da Graça e da Aceitação. É a maternidade a responsável por informar ao indivíduo que não importa o que lhe aconteça e nem o que ele construa existencialmente, sempre será amado, aceito e terá pra onde retornar.

O Pai da Parábola do Filho Pródigo, contada por Jesus, é pãe; metade mãe em seu desprendimento do senso de julgamento quando do retorno do filho irresponsável e sua absoluta aceitação de volta ao lar. Em Isaías 49.14,15 o Pai de Israel se diz como uma mãe que não abandonaria seu filho de modo algum.

Em dias em que considerável grupo de mulheres assume não ter natural instinto materno (e esta aceitação é saudável e honesta) e muitos homens desenvolvem um lado materno (talvez por carência afetiva da mãe, talvez por instinto de proteção evolucionista da espécie), a maternidade deve ser celebrada a partir de uma reflexão mais profunda.

Maternidade é o ambiente existencial da experiência fundamental da Graça. Celebrar o Dia das Mães é celebrar, antes de tudo, a vida das pessoas que nutriram em nós a confiança do Amor essencial, protetor, acolhedor e com garantia de retorno. É comemorar a segurança de que não importa onde estejamos, temos sempre pra onde voltar.

Feliz Dia das Mães e dos Pães!

©2015 Alexandre Robles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *